Alécio Mascarenhas
Oi, deixa eu te falar um pouquinho sobre mim. Sou Alécio Mascarenhas Mestre em Gestão de Empresas Cooperativas pela Universidad de Mondragón (España), MBA em Gestão de Projetos com certificação PMD Pro1 em Gestão de Projetos de Desenvolvimento e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana.
A minha carreira profissional tem como marco a entrada no cooperativismo financeiro. Pude exercer vários cargos de gestão, ter experiências em todo o Brasil e em outros países. Posteriormente pude expandir para diversas áreas do cooperativismo. Mas meu espírito inquieto queria ir além, então criei a CESTO, minha empresa de consultoria e treinamentos empresariais.
O trabalho expandiu para outras áreas na atuação direta com micro e pequenas empresas em seguimentos como empreendedorismo, finanças, marketing, atendimento a clientes, planejamento estratégico, planos de negócios, modelagem de negócios, gestão empresarial e tantos outros.
Na minha busca incessante por entregar os melhores resultados, criei em 2019 a YES Pilates, um centro de saúde e bem estar para testar todas as ferramentas de gestão e habilidades que desenvolvo nos treinamentos e consultorias. Não gosto de vender facilidades, não gosto de vender hipóteses, então criei um negócio para aprender mais e entregar ainda mais para meus clientes baseado em experiências reais.
Mas além de consultor e facilitador de aprendizagem, ainda dá tempo para atuar como professor universitário, mentor de programas de startups, ter uma rotina religiosa para cuidar do espírito e práticas regulares de atividades físicas para cuidar do corpo e me divertir muito nesse presente Divino que é esta existência.
sobre
COAUTOR DO LIVRO
“Las finanzas solidárias en algunos países de América: ¿hacia un sistema y ecosistema de economía social y solidaria?”
O livro trata de diversas iniciativas de microfinanças em diferentes países das américas incluindo Uruguay, Brasil, México, Canadá e outros. Eu escrevi o capítulo que trata das microfinanças do Brasil no capítulo “BRASIL, UN SITIO DE FINANZAS SOLIDARIAS INSPIRADORAS”. Demonstrei no capítulo do livro que as diversas iniciativas admiradas pelo México como as políticas de Microcrédito e Pronaf Brasileiros (objeto de uma palestra anterior minha naquele país) foram inspiradas em grande parte por iniciativas solidárias de microcrédito e crédito rural, que se estruturaram por fundos rotativos, cooperativas financeiras e autofinanciamentos de comunidades rurais. As finanças solidárias autogestionárias inspiraram muitas das políticas públicas do setor.
Eu, Wanderlust
Essa é uma palavra de origem alemã que significa desejo de viajar (wandern, ‘caminhar, vagar’ + lust, ‘desejo’). O termo é mundialmente conhecido por descrever um forte desejo de viajar, de explorar o mundo, de ir a qualquer lugar, em uma caminhada que possa levar ao desconhecido, a algo novo.
Essa palavra é tão importante pra mim, que a tenho tatuada no braço junto com outros elementos que descrevem esse meu desejo de conhecer o mundo, não só por hobby ou pra lazer, mas conhecendo o mundo, conheço outros povos, outras culturas, outras belezas, línguas e tantas coisas que enriquecem a minha vida e o meu trabalho. Acredite, há repertório para conversas intermináveis e vivências que embasam minhas mais diversas consultorias e palestras pois cada cidade visitada, cada restaurante, cada hotel tem muito a ensinar.
Acredito que a soma de um espírito wanderlust e o orgulho das nossas origens, de onde vimos, do nosso chão, no meu caso, de minha Baixa Grande, me permitem ser uma pessoa melhor, com raízes bem fincadas na minha origem e uma cabeça que quer viajar e conhecer o mundo. Não estranhe se ver minhas fotos com a bandeira de Baixa Grande por lugares diferentes por aí, é muito orgulho dentro do peito.