Inventário Econômico-Social da Feira Livre
OBJETIVO: Compreender a estrutura econômico-social da Feira Livre e, dessa forma, planejar melhor a sua organização, infraestrutura, geração de ocupação e renda, atração de negócios e desenvolvimento do comércio local.
PÚBLICO ALVO: Feirantes e ambulantes de Feiras Livres.
PROBLEMA
A maioria das feiras-livres cresceram de forma desorganizada, sem uma lógica de mobilidade e sem respeitar princípios sanitários e fiscais. A consequência são Feiras livres desorganizadas, estéticamente desagradáveis e com baixa capacidade de gerar riqueza. Não obstante, as feiras livre estão gradativamente mudando e reduzindo-se em função da nova realidade de mercado.
SOLUÇÃO
Realizar uma pesquisa profunda na feira livre para compreender sua formação do ponto de vista dos produtos e serviços ofertados, ambulantes participantes (origem, renda, atividade econôica etc), empreendimento (espaço ocupado, estrutura, estética etc) e outros aspectos importantes, tudo registrado de forma on line, inclusive com registro fotográfico, e planejamento participativo para melhorar a feira-livre.
METODOLOGIA
Oficina de planejamento do inventário econômico-social, para elaboração das questões chaves a serem inventariadas. Aplicação do inventário com dispositivos móveis e mão-de-obra local durante a Feira Livre. Workshop de planejamento da Feira Livre a partir dos resultados do inventário social.
RESULTADOS
Conhecer quem são os empreendedores(as) que atuam na feiras livres do ponto de vista econômico e social. Entender como o espaço físico da feira-livre é ocupado. Conhecer as atividades desenvolvidas e como estão distribuídas na feira. Entender aspectos mais específicos elaborados na oficina de planejamento. Planejar a Feira Livre para que ela se torne um espaço de negócios melhor e atraente para a região.
Minha cidade tem o melhor atendimento da região.
OBJETIVO: O comércio local ser reconhecido como o melhor atendimento da região, atraindo clientes de outras cidades, gerando mais postos de trabalho e aumentando a entrada de recursos no município.
PÚBLICO ALVO: Comércio local.
PROBLEMA
Com o aumento do comércio virtual, o varejo físico tem sofrido com a redução de clientes e redução do faturamento. O principal problema para os municípios, sobretudo os menores, é que há uma evasão dos recursos locais que circulam em forma de salários, aposentadoria, programas de governo etc que iriam para o comércio local e passa a ir para as gigantes nacionais e multinacionais.
SOLUÇÃO
Para estimular a compra no comércio local e assim manter o dinheiro circulando no próprio município é preciso ter um comércio que oferece a melhor experiência para os clientes, fazendo sentido comprar nos meios físicos locais e estimular a geração de emprego e renda.
METODOLOGIA
Análise profunda do comércio local envolvendo sua presença digital, a qualidade do atendimento, a estrutura física e a experiência como um todo do cliente a partir de uma metodologia estruturada que envolve clientes ocultos e score de qualidade. Workshop de apresentação de resultados para o comércio local e gestores municipais. Rodada de capacitações dos diversos setores do município no método Experiência de Excelência.
RESULTADOS
Avaliar a qualidade do comércio local a partir da experiência do cliente. Identificar e fazer um amplo debate com o comércio local sobre os pontos fortes e os principais gargalos do atendimento. Capacitar o comércio local para gerar a melhor experiência possível aos clientes, encantar, fidelizar e atrair o público de toda a região para trazer recursos para o município.
Criação de novos negócios na minha cidade.
OBJETIVO: Estimular o empreendedorismo e a criação de novos negócios no município.
PÚBLICO ALVO: Estudantes, desempregados(as) e empreendedores(as)
PROBLEMA
O avanço da tecnologia, automação de processos produtivos, expansão de negócios digitais e extinção de postos de trabalhos gera uma forte pressão nos municípios para a geração de ocupação e renda.
SOLUÇÃO
Workshop de criação de novos negócios para orientar empreendedores com o objetivo de transformar ideias em modelos de negócios. Mostrar como o negócio deve ser montado, divulgado, que diferenciais deve ter, qual o tamanho e investimento necessário, as possibilidades de receitas e como conquistar o mercado.
METODOLOGIA
Workshop de três dias, 100% prático com a utilização de diversas ferramentas de gestão. Vamos montar um negócios do zero até a criação do modelo de negócio pronto para colocar em prática.
RESULTADOS
Ideias de negócios estruturadas e prontas para se transformarem em microempresas. Negócios existentes reestruturados para se tornarem mais competitivos. Pessoas motivadas para a criação de novos negócios de todos os portes. A cidade se transformar numa cidade empreendedora.